São José dos Pinhais receberá exposição da artista plástica Arlene Senegaglia
sexta-feira, 13 de setembro de 2013A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Cultura, realizará a exposição “Uma trajetória histórica e artística” da artista plástica Arlene Senegaglia no Museu Municipal Atílio Rocco. O vernissage da exposição acontecerá no dia 19 de setembro às 18h30, dia em que o Museu comemora seus 36 anos de fundação.
Com mais de 40 anos de trajetória nas artes plásticas, Arlene Senegaglia leva suas obras em exposições nacionais e internacionais, tendo atuado na Diretoria da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná (APAP-PR) por duas gestões. A artista plástica é neta de João Senegaglia, fundador da Indústria Senegaglia, a primeira de São José dos Pinhais e uma das primeiras do Paraná. A indústria foi fundada em 1903 e funcionou até 1976, sendo um marco para a cidade. O local abriga hoje o Centro de Vivência Cultural João Senegaglia e o Teatro Sesi São José dos Pinhais.
A artista plástica falou sobre suas obras. “Tenho a intenção de passar uma linguagem fácil e agradável, assim como a expressão dos arranjos compositivos”, afirmou Arlene Senegaglia.
As técnicas que a artista utiliza são o óleo sobre tela e a pintura acadêmica, tendo como tema a “natureza morta”. A textura de suas obras é ligeiramente pronunciada e com certa liberdade. As cores escuras e fortes com nuances quentes servem como base para mostrar os valores do claro-escuro que se completam com pontos luminosos e, principalmente, destacando as qualidades dos diversos objetos como: instrumentos musicais, louças e tecidos.
A Curadora da Exposição, Katia Velo, falou sobre as obras de Arlene Senegaglia. “A artista possui uma forma muito pessoal e peculiar de pintar, ela compõe o cenário com peças que são cuidadosamente separadas. Geralmente, o cenário está envolto em uma linda toalha, por vezes rendada, outra marca da artista”.
O Secretário Municipal de Cultura, Amarildo Rosa, que visitou pessoalmente o ateliê da artista, descreveu. “Venho visitando vários ateliês e, de fato, fiquei muito impressionado com as obras da artista plástica Arlene Senegaglia. Ter a possibilidade de ouvir as histórias por trás das obras, agregam um valor indescritível a elas”.
O local escolhido para a exposição “Uma Trajetória Histórica e Artística” de Arlene Senegalia é o Museu Municipal Atílio Rocco, um marco importante para a história da cidade de São José dos Pinhais. O Museu completa no dia da abertura da exposição, 19 de setembro, 36 anos de existência, sendo fundando em 1977 através dos esforços de Ernani Zétola e da ação conjunta com Lions Clube Aeroporto e da Prefeitura Municipal. A atual sede do Museu Municipal Atílio Rocco é um prédio de arquitetura eclética, tombado pelo Patrimônio Histórico do Município, e construído em 1910.
O Chefe de Divisão de Artes Plásticas e Literatura, Roberto Machnievscz, falou sobre a intenção de transformar o Museu Municipal em um espaço cada vez mais vivo e visitado. “Felizmente, tive a oportunidade de visitar muitos museus, no Brasil e no exterior e, esta vivência, dá-me ânimo, energia e muitas ideias para transformar o Museu Atílio Rocco em um lugar dinâmico e cada vez mais frequentado pelos são-joseenses”.
Serviço
Exposição: “Uma trajetória histórica e artística” – Arlene Senegaglia
Local: Museu Municipal Atílio Rocco
Endereço: Rua XV de Novembro, 1660 – Centro
Informações: (41) 3381-5900
Período da exposição de 19 de setembro a 12 dedezembro de 2013
Horário para visitação: 2ª. a 6ª. das 9 às 17h
Entrada Franca
Mais notícias sobre São José dos Pinhais:
- São José dos Pinhais comemora Dia do Soldado
- Prefeitura abriga exposição de fotojornalismo São José em foco
- São José dos Pinhais realizará em outubro a fase final da Copa São José Intelecto de Futsal
- Secretaria de Cultura de São José divulga programação do Teatro Sesi para o mês de fevereiro
- São José dos Pinhais promove encontro de corais neste sábado